Vitamina A é talvez a vitamina mais importante. Chama-se retinol e é facilmente transformada no corpo humano em ácido retinóico, que é a forma efetiva.
Uma evidente função da vitamina A é como um grande composto das proteínas (chamadas Rhodopsin) nos olhos que reagem à luz e tornam a visão possível.
A maior parte das funções dessa vitamina, todavia, é realizada por seus receptores, que são fatores de transcrição da família de receptores nucleares. Por estes receptores, o ácido retinóico pode afetar quase todas as funções na célula humana. Sabendo isso, é simples entender porque a vitamina A deve ser consumida em quantidades normais.
Emagreça com a VITAMINA A
Um estudo realizado no Instituto de Nutrição Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), revelou que a vitamina A tem o poder de combater a gordura localizada. Ela estimula a produção da Leptina (hormônio responsável pela saciedade) e dificulta a multiplicação das células de gordura.
A dose mínima diária é de 700 microgramas.
Estudos mais recentes vêm mostrando que a vitamina A age como antioxidante (combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças). Porém, recomenda-se cautela no uso de vitamina A, pois em excesso é prejudicial ao organismo.
Alimentos ricos em Vitamina A:
- Fígado
- Manteiga
- Leite
- Gema de ovos
- Sardinha
- Queijos gordurosos
- Óleo de fígado de bacalhau
- Abacate
- Acelga
- Caju
- Pêssego
- Mamão
- Escarola
- Melão
- Cenoura
- Folha de Brócolis
- Batata-doce
- Couve
- Espinafre
- Abóbora
- Tomate
- Manga
Nenhum comentário:
Postar um comentário