Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Livro didático do MEC tem erro de português

No Jornal da Tarde

"Nós pega o peixe" ou "os menino pega o peixe". Os erros gramaticais são apenas alguns encontrados no livro de língua portuguesa Por uma Vida Melhor, da Coleção Viver, Aprender – adotado pelo Ministério da Educação (MEC) e distribuído pelo Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA) a 484.195 alunos de 4.236 escolas.

Na avaliação dos autores do livro, o uso da língua popular, ainda que contendo erros, é válido. Os escritores também ressaltam que, caso deixem a norma culta, os alunos podem sofrer "preconceito linguístico".

Publicado pela Editora Global, o livro apresenta frases erradas e explicações para cada uma delas, como forma de ensinar a maneira correta de falar e escrever. "Você pode estar se perguntando: 'Mas eu posso falar 'os livro? Claro que pode. Mas fique atento, porque, dependendo da situação, você corre o risco de ser vítima de preconceito linguístico", diz um dos trechos.

"Muita gente diz o que se deve e o que não se deve falar e escrever, tomando as regras estabelecidas para a norma culta como padrão de correção de todas as formas linguísticas".

Correto e adequado 

Em nota divulgada pelo Ministério da Educação, a autora Heloisa Ramos justifica o conteúdo da obra. "O importante é chamar a atenção para o fato de que a ideia de correto e incorreto no uso da língua deve ser substituída pela ideia de uso da língua adequado e inadequado, dependendo da situação comunicativa".

"Como se aprende isso? Observando, analisando, refletindo e praticando a língua em diferentes situações de comunicação", acrescenta a autora em seu texto.

Heloisa também afirma que o livro tem como fundamento os "documentos do MEC para o ensino fundamental regular e Educação de Jovens e Adultos(EJA)". Segundo ela, a obra leva em consideração as matrizes que estruturam o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).

Procurada pela reportagem, a Editora Global informou, por intermédio de sua assessoria, que é a responsável pela comercialização e pela produção do livro, mas não pelo seu conteúdo.

Comento: É lúdico ou adequado? Não. É trágico mesmo. Anorma culta é o padrão de correção nos vestibulares. Onde estes alunos podem trabalhar escrevendo desta forma? 
Para evitar o preconceito, o ensino correto da Língua Portuguesa é o caminho da lógica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...