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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O rumo da educação superior na América Latina

A quinta edição da Revista Iberoamericana de Educação Superior (RIES) se foca nos processos de educação e na preparação para o ensino superior.

(Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)
A segunda edição da RIES traz artigos que mostram como o processo de educação sofre mudanças

  
A quinta edição da Revista Iberoamericana de Educação Superior (RIES) traz uma série de artigos que mostram como o processo de educação sofre mudanças e como é possível comprovar algumas metodologias adotadas na construção de processos e teorias.

Em “Competências na educação. Correntes de pensamento e implicações para o currículo e o trabalho em aula”, Ángel Díaz-Barriga analisa como as reformas educativas de segunda geração tentam resolver problemas antigos da área. O artigo também destaca a importância de pesquisar, reconhecer e refletir as diferentes escolas de pensamento que estão por trás da construção das propostas de competências.

Em “Transformar o ensino universitário em formação mediante a criatividade. Uma pesquisa-ação com apoio das TIC”, Joaquín Parades Lada comenta a respeito da importância da inovaçãoorientada para a melhora do ensino. O texto também nos mostra como os docentes cresceram em seu conhecimento profissional, modificaram suas carências e evoluíram com o uso das TIC.

Se o que você procura é um guia de fontes de informação, é possível encontrá-lo de maneira atualizada e ordenada no “Guia de fontes de informação iberoamericano para a pesquisa educativa”, publicação de Maria Ángeles Torres Verdugo que traz fontes em espanhol, inglês e português que são de acesso livre e fácil consulta.

“A Preparação para a conclusão dos estudos de Contabilidade e Finanças da SUM, Cabaiguán, Cuba” comenta a respeito dos processos envolvidos a formação do profissional por meio das diferentes etapas de preparação de um estudante, desde o momento em que começa a carreira.

Em “Os candidatos à Universidade do Chile. Vicissitudes sócioeducativas”, Juan-Eduardo Esquivel-Larrondo nos mostra um panorama da condição socioeducativa dos chilenos que aspiram obter um grau universitário.

O artigo “Debate e reforma do método de estudos na Real Universidade de San Carlos de Guatemala do Século XVIII” reconstrói o processo de reforma do método de estudos da Real Universidade de San Carlos de Guatemala do Século XVIII. Além disso, analisa a discussão em torno da crítica feita ao estudo geral por parte de um frade dominicano.

O texto de José-Luis Ramirez-Romeno e Nancy-Angelina Quintal-Garcia reúne ideias e pensamentos para saber se “a pedagogia crítica pode ser classificada como teoria geral da educação”.

Por último, o artigo “Metodologia adotada para a construção do projeto universitário da UNILA”pretende reconstruir o apoio pedagógico para a elaboração do projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. O exercício permitiu desencadear um processo reflexivo fundamental para as etapas posteriores.



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