A quinta edição da Revista Iberoamericana de
Educação Superior (RIES) se foca nos processos de educação e na preparação para
o ensino superior.
(Crédito: Divulgação)
A segunda edição da RIES traz artigos que mostram como o processo de educação sofre mudanças
A quinta edição da Revista
Iberoamericana de Educação Superior (RIES) traz uma série de artigos que
mostram como o processo de educação sofre mudanças e como é possível comprovar
algumas metodologias adotadas na construção de processos e teorias.
Em “Competências na educação. Correntes de pensamento e implicações para o
currículo e o trabalho em aula”, Ángel Díaz-Barriga analisa como as
reformas educativas de segunda geração tentam resolver problemas antigos da
área. O artigo também destaca a importância de pesquisar, reconhecer e refletir
as diferentes escolas de pensamento que estão por trás da construção
das propostas de competências.
Em “Transformar o ensino universitário em formação mediante a criatividade.
Uma pesquisa-ação com apoio das TIC”, Joaquín Parades Lada comenta a
respeito da importância da inovaçãoorientada para a melhora do ensino. O
texto também nos mostra como os docentes cresceram em seu conhecimento profissional,
modificaram suas carências e evoluíram com o uso das TIC.
Se o que você procura é um guia de fontes
de informação, é possível encontrá-lo de maneira atualizada e ordenada no “Guia de fontes de informação iberoamericano para a pesquisa educativa”,
publicação de Maria Ángeles Torres Verdugo que traz fontes em espanhol, inglês
e português que são de acesso livre e fácil consulta.
“A Preparação para a conclusão dos estudos de Contabilidade e Finanças da
SUM, Cabaiguán, Cuba” comenta a respeito dos processos
envolvidos a formação do profissional por meio das diferentes etapas
de preparação de um estudante, desde o momento em que começa a carreira.
Em “Os candidatos à Universidade do Chile. Vicissitudes sócioeducativas”,
Juan-Eduardo Esquivel-Larrondo nos mostra um panorama da condição
socioeducativa dos chilenos que aspiram obter um grau universitário.
O artigo “Debate e reforma do método de estudos na Real Universidade de San Carlos
de Guatemala do Século XVIII” reconstrói o processo de reforma
do método de estudos da Real Universidade de San Carlos de Guatemala do
Século XVIII. Além disso, analisa a discussão em torno da crítica feita ao
estudo geral por parte de um frade dominicano.
O texto de José-Luis Ramirez-Romeno e
Nancy-Angelina Quintal-Garcia reúne ideias e pensamentos para saber se “a pedagogia crítica pode ser classificada como teoria geral da educação”.
Por último, o artigo “Metodologia adotada para a construção do projeto universitário da UNILA”pretende
reconstruir o apoio pedagógico para a elaboração do projeto da Universidade
Federal da Integração Latino-Americana. O exercício permitiu desencadear um
processo reflexivo fundamental para as etapas posteriores.
Fonte: Universia Brasil
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