Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Romance perdido de Saramago chega às livrarias do Brasil

Escrito nos anos 50, “Claraboia” teve sua publicação vetada pelo escritor ainda em vida
Publicado originalmente no Último Segundo

Foto: Getty Images
O romance “Claraboia”, escrito nos anos 50 pelo escritor português José Saramago (1922 – 2010), chega às livrarias do Brasil e de Portugal pela editora Caminho na próxima segunda-feira (17). O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (14) na Feira de Frankfurt pela diretora da editora Alfaguara, Pilar Reyes, que comprou os direitos para publicar a obra em espanhol em breve.
Prêmio Nobel de Literatura em 1998, Saramago enviou o esquecido romance para sua editora pouco após escrevê-lo, mas a obra nunca chegou a ser publicada. Como o escritor português não havia guardado uma cópia do livro, o manuscrito acabou perdido nos arquivos da editora que, na década de 80, encontrou o romance em uma mudança.
Como nos anos 80 o escritor português já era consagrado, a editora demonstrou enorme interesse em publicar o romance. No entanto, Saramago não autorizou a publicação. Aparentemente, o escritor temia que o romance, escrito há 30 anos, não tivesse nada a ver com ele, embora tenha afirmado posteriormente que ainda se identificava com a obra. Mesmo assim, Saramago insistiu em não publicar, dando opção aos seus herdeiros para que publicassem a obra após sua morte, ocorrida em junho de 2010.
“Claraboia” aborda a história de uma casa e está escrita com uma linguagem mais convencional do que a maioria das obras posteriores de Saramago. Apesar de a edição impressa chegar às lojas somente na segunda-feira, uma edição digital já está disponível na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...