Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Açaí: sinônimo de alimento saudável

 

Segundo a especialista, o consumo de açaí passou a crescer no final da década de 90, saindo da região Norte, principalmente do Pará e Amazonas. A partir de 2000, começou a se popularizar em outras localidades, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, na forma de polpa. Além da região Norte, onde o consumo costuma ser diário, atualmente o Rio de Janeiro é o Estado que mais consome açaí no Brasil.

Fatores positivos

Para Karen, o produto é benéfico por ser bastante rico em proteína e conter vitamina E, ferro, antocianina e flavonóides. Também estão presentes em sua composição alguns minerais, como potássio e cálcio. “O açaí apresenta elevado teor de ácidos graxos, principalmente insaturados, que fazem bem ao coração. São as chamadas ‘gorduras boas’, que desempenhariam funções fisiológicas no organismo quando consumidas, podendo ajudar a reduzir o colesterol”, observa a professora. Ela acredita que os componentes ajudam a manter um equilíbrio mineral, contribuindo para a manutenção do organismo.

De acordo com Karen Pereira, a pigmentação escura do açaí denuncia o fato de o fruto apresentar potencial anti-oxidante, característica positiva para o retardo do envelhecimento e processos degenerativos. No entanto, a especialista esclarece que não se trata de um rejuvenescimento associado à beleza estética, mas sim à melhora do sistema interno, o que reflete no bom funcionamento dos órgãos. “Não é como um creme anti-rugas, mas o efeito pode ser comparado a uma máquina em que a engrenagem está funcionando bem. Isto é sentido internamente, quando se deixa de acumular placas de gordura que podem resultar em um infarto”, explica a professora.

- São itens mais sutis do que o apelo da cosmética que existe atualmente. O consumidor deve ter a consciência de que é saudável e não associar a características físicas. Até porque é bastante gorduroso, e extremamente calórico, portanto deve ser consumido com moderação – explica Karen, alertando para o fato de que 100 gramas de polpa industrializada possuem aproximadamente 80 Kcal.

Tipos de polpa e indicações

O valor calórico e a porcentagem de nutrientes encontrados podem variar de acordo com o nível de diluição da polpa. Segundo a professora, ela pode ser grossa, média ou fina, dependendo da quantidade de água em que está diluída. Quanto mais diluída, menos calórica será. “A preferência por determinado tipo de polpa costuma diferir entre as regiões. Enquanto no Norte predomina a escolha pela polpa grossa, os cariocas costumam priorizar as mais finas”, aponta Karen.

Para a especialista, o produto pode ser consumido por qualquer indivíduo, mas acaba sendo mais procurado por praticantes de atividades físicas. “Quem costuma realizar exercícios pode consumir tigelas com porções mais generosas. O açaí é uma bomba calórica, mas o praticante de atividades queima calorias, podendo encontrar um equilíbrio”, explica Karen. Ela acredita que pessoas com problemas de peso, que entram em dietas com restrições de gorduras, devem evitar o fruto.

Freqüentemente relaciona-se a incidência de espinhas na pele à ingestão de açaí. Segundo a professora, isto pode ser explicado por se tratar de um alimento gorduroso. Porém, não há comprovação científica sobre este possível efeito. 

Atuais perigos

Algumas pesquisas associam a transmissão da Doença de Chagas ao consumo de açaí. Em algumas localidades, os processos de colheita, transporte e armazenamento do fruto são muito precários, deixando a desejar no quesito higiene. Com isso, protozoários como o barbeiro, dentre outros, acabam tendo acesso e chegando até a polpa, o que pode provocar doenças no indivíduo que ingere o produto. “A indústria precisa dispor de tecnologias para eliminar o protozoário caso ele esteja presente, e para garantir a qualidade do que está sendo consumido”, afirma Karen.

Segundo a professora, o Ministério da Agricultura determinou que as polpas industrializadas precisam ser pasteurizadas. O consumidor deve estar atento a este fator, pois assim evita diversos perigos microbiológicos. “Por um lado, existem empresas sérias, mas por outro há uma produção primária que precisa crescer e se adaptar às práticas ideais, higiênicas. Para que se possa desfrutar dos benefícios do açaí, não pode haver contaminação”, conclui Karen Pereira.


AÇAÍ: COMA SEM MEDO 

Você sabia que o açaí é um poderoso antioxidante e pode auxiliar até na perda de peso?

Além de ser delicioso, o açaí é também é uma fruta muito nutritiva!
O açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, depois foi para as academias e para as ruas.

No início era mais consumido por esportistas, principalmente os surfistas, que depois de horas no mar, saiam cansados e famintos. Mais tarde, o açaí acabou virando moda e hoje é consumido por milhares de pessoas preocupadas com a saúde, sendo indicado na prevenção de inúmeras doenças e podendo até auxiliar na perda de peso.

PODEROSO ANTIOXIDANTE

O açaí é considerado uma das frutas mais nutritivas da Amazônia. É rico em lipídios, tendo um valor energético 2 vezes maior que o do leite. Contém bastante quantidade de vitamina E, sendo um poderoso antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres. Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal. Tem proteínas, fundamentais na recuperação e construção muscular. Contêm bastante cálcio e potássio, o que fortalece os ossos e evita as cãibras. Possui vitaminas A, B1, B2, C, D e E . Além disso, o açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, o ferro auxilia na oxigenação das células do sangue, evitando a anemia, e ajuda no fortalecimento muscular.
Um dos mais importantes nutrientes do açaí possui chama-se antocianinas, uma substância antioxidante que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres As antocianinas são pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides, sendo estes responsáveis pela cor do açaí. Esse nutriente assegura melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de depósito de lipídeos, causadores da arteriosclerose. Por causa dela recomenda-se tomar um cálice de vinho tinto por dia. Mas o açaí tem 33 vezes mais antocianina do que a uva!
O óleo extraído do açaí é composto de ácidos graxos de boa qualidade, com 60% de monoinsaturados e 13% de poliinsaturados. Com relação às proteínas, possui teor superior ao do leite (3,50%) e do ovo (12,49%), enquanto o perfil em aminoácidos é semelhante ao do ovo.
Por causa de seus valores nutricionais, o açaí vem despertando o interesse de pesquisadores de todo o mundo. Estudos concluiram que este é o ingrediente perfeito para um café da manhã reforçado, para começar o dia cheio de energia. Por ser uma fruta tão completa e rica em ferro, fibras, fósforo, minerais, gordura vegetal, cálcio, potássio e vitaminas, parece que o açaí foi encomendado pela geração saúde e desenvolvido em laboratório por nutricionistas!

Quem tem problemas com excesso de peso, deve sim ficar atento à quantidade de açaí consumida, pois embora possua gorduras de boa qualidade, seu valor calórico acaba ficando elevado. Mas essa gordura alimenta e sacia, podendo ser útil num plano de perda de peso. O maior problema calórico nas tigelas de açaí são certamente o xarope de guaraná adicionado e a quantidade de granola acrescida, que, ricos em açúcar, aumentam o valor calórico da tigela, e não saciam a fome como o fruto em si. A dica é tomar o suco com a polpa de açaí batida com fruta, excluindo o xarope e a granola. Dessa forma pode e deve ser consumido até para quem deseja perder peso, dentro, é lógico, de um plano alimentar específico.

Para quem quer desfrutar do sabor do açaí sem culpa, a seguir veja a sugestão de duas receitas bem leves:

- MOLHO DE AÇAÍ PARA SALADA: Tem apenas 69 calorias e leva azeite, vinagre balsâmico, limão, sal e, claro, polpa de açaí.
- MOUSSE DE AÇAÍ: A mousse é preparada com iogurte natural desnatado, gelatina em pó sem sabor, adoçante e polpa de açaí. É só bater e pronto. Todas as qualidades nutritivas do açaí em apenas 135 calorias por porção.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL:

Cada 100g de polpa de açaí contém aproximadamente:
Calorias: 349 Kcal
Proteínas: 13g
Carboidratos: 36g
Lipídios: 17g
Fibras: 34g
Sódio: 56,4mg
Cálcio: 286mg
Ferro: 26mg
Fósforo: 227mg
Potássio: 932mg
Magnésio: 174mg
Vitamina C: 17mg
Vitamina E: 45mg

Por : Fernanda Scheer
Fonte: Centro de Medicina Integrada 

Açaí: caloria do bem

 

A fruta nativa da Região Norte contém um alto valor nutricional e é a campeã brasileira no combate aos radicais livres. No entanto é preciso bom senso no consumo porque ela é bastante calórica

Uma fruta característica da Região Norte do Brasil, e bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, vem conquistando cada vez mais os adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde. O açaí, de sabor naturalmente amargo (na versão concentrada, consumido nas grandes cidades, ele se torna mais suave), tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas cujos resultados apontam para um elevado valor nutricional. Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.

Segundo a nutricionista Elaine Martins Bento, diretora da Associação Paulista de Nutrição (Apan), o açaí é rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio. Também contém fibras e alto teor de antocianinas, que são os antioxidantes. "Além de ser um excelente repositor energético, beneficia o trânsito intestinal, pelo aporte de fibras", diz a médica. A alta concentração desses nutrientes vem chamando a atenção dos cientistas e as mais recentes pesquisas têm rendido à fruta a fama de ser a campeã brasileira nesse quesito.
De acordo com a engenheira de alimentos Eliana Ribeiro, professora da Escola de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, SP, o açaí possui elevado teor de antocianinas (1,02 g/100 g de sólidos secos). "Elas garantem melhor circulação sangüínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura."

 

Os benefícios do açaí são maiores quando a fruta é consumida pura do que em forma de polpa (a mais utilizada no preparo do "açaí na tigela"). Mas a versão mais popular não deve ser desprezada. "Quanto mais aditivos contiver a composição do concentrado menor será o efeito da fruta em si", avisa a nutricionista Elaine Bento.
Embora sejam inegáveis os benefícios do açaí para a saúde, ele é uma fruta bastante calórica. "Tem 247 cal. em 100 g", alerta Elaine. Se por si só já é calórico, a visão na tigela, que contém guaraná e outras frutas, torna-se mais perigoso para quem quer perder peso. "Quando a polpa é associada a outros ingredientes, aumenta o valor calórico, porém somam-se os benefícios dos outros alimentos", diz a diretora da Apan.

Consumo em alta

 

Com a proximidade do verão, cresce a venda de tigelas de açaí, sobretudo no litoral. Como não existe uma freqüência indicada para o consumo, o que reina é o bom senso, levando em consideração principalmente a dieta de cada pessoa e a prática ou não de atividades físicas. "Por ser um alimento de elevado teor calórico ele é mais indicado para pessoas que realizam exercícios e adotam uma alimentação equilibrada", afirma a professora Eliana Ribeiro. Mas isso não significa que quem está brigando com a balança deve passar longe dele. Em vez de comer uma tigela com todas as frutas complementares a que tem direito, o que, na verdade, agrega mais sabor ao alimento, pode-se optar apenas pelo concentrado de açaí, ou então pelo seu suco. Ou seja, com sabedoria, é possível aproveitar todos os benefícios nutricionais dessa fruta brasileira sem colocar o peso em risco.

É verdade que o açaí é uma das frutas mais calóricas que existem?

 

Não é, não. Só para comparar, 100 gramas da fruta têm em média 65 calorias. É o mesmo que 100 gramas de manga ou de maçã, e bem menos que 100 gramas de banana (105 calorias), de abacate (162 calorias) ou do supercalórico tamarindo (230 calorias). Mas de onde vem a má fama do açaí? "O que torna o açaí consumido nas lanchonetes bastante calórico é a adição de outros ingredientes no preparo da polpa, como açúcar e xarope de guaraná", explica o químico Hervé Rogez, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e autor do livro Sabor Açaí. O famoso açaí "na tigela", popular na Região Sudeste, é preparado justamente com essa polpa turbinada. E com uma agravante: muitas vezes, o açaí vem acompanhado de outras delícias, como banana e granola, que aumentam muito o total de calorias (dê uma conferida na tabela abaixo). Mas não entre na neura de ficar contando calorias que nem louco. Vale a pena comer açaí de vez em quando, porque ele é supernutritivo. "Primeiro, o açaí tem ação antioxidante - ele é tão bom quanto o vinho par retardar o envelhecimento. Segundo, sua gordura é saudável, semelhante à do azeite de oliva, e faz bem ao sistema cardiovascular", afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em Nutrição, de São Paulo. Sem contar que a fruta é rica em fibras, manganês, cobre, cálcio, magnésio, proteínas e potássio. Uma última curiosidade sobre a fruta é que seu modo de consumo no Norte e Nordeste do país é bem diferente. Nessas regiões, suco de açaí é misturado à farinha de mandioca ou tapioca. O produto final é um mingau meio doce, que os nortistas adoram comer com peixe frito.

Tigela turbinada Acompanhamentos do açaí engordam a sobremesa preferida da geração saúde Porção de 200 gramas (tigela pequena) - Açaí sem açúcar ou xarope
Calorias - 130
Como queimá-las* - Andar 20 minutos de bicicleta
Porção de 200 gramas (tigela pequena) - Açaí batido com xarope de guaraná
Calorias - 320
Como queimá-las* - Andar 45 minutos de bicicleta ou jogar pingue-pongue por uma hora
Porção de 200 gramas (tigela pequena) - Açaí batido com xarope e banana
Calorias - 420
Como queimá-las* - Andar 1 hora de bicicleta ou subir uma escada correndo por 25 minutos
Porção de 200 gramas (tigela pequena) - Açaí batido com xarope, banana e granola
Calorias - 570
Como queimá-las* - Andar de bicicleta por 1h20 ou jogar futebol por 1h10
*Atividade calculada para uma pessoa com 70 kg.
Fontes: Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem-Estar (www.equilibriumonline.com.br/dicasalimpode1.htm); Cooperativa do Fitness (www.cdof.com.br/nutri1.htm) e Hervé Rogez, químico e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...