Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água: saiba como tornar sua água mais potável


A água, apesar de tratada nas estações, pode chegar a sua torneira um pouco suja. Veja como torná-la mais potável.

Por MADSON MORAES

Todo dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, uma data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) que serve para propor novas discussões sobre diversos temas relacionados a este líquido natural tão caro a nós. Ok, sabemos que apenas dois terços do planeta é formado por água e que, por isso, evitar o desperdício é um ato de cidadania. Mas a água que chega a nossas torneiras realmente é de qualidade?

O trajeto, de certa forma, é assim: após passar horas dentro de uma estação de tratamento que inclui as fases de decantação da sujeira, filtragem e adição de cloro e flúor, entre outras etapas, a água sai de lá potável e poderia ser consumida direto da torneira. Mas há inúmeros fatores que podem ocorrer no caminho até a casa do consumidor e deixar essa água não tão potável como antes.

Os fatores para essa água ser alterada são vários: a rede de distribuição por onde passa a água tratada pode sofrer quebra e infiltração, por exemplo. Ou pode acontecer de o abastecimento de água for cortado por algumas horas ou até dias como é frequente de acontecer nas grandes metrópoles. Assim, os encanamentos podem enferrujar e sujar a água que passará por ali assim que as comportas forem abertas.

Consumir água não tratada é um perigo porque pode provocar diversas doenças como diarreia e amebíase. Isso sem contar que a utilização de água com excesso de cloro e sujeira pode danificar equipamentos, manchar roupa e trazem outros prejuízos para a sua família.

Escolher o purificador elétrico ou aquele filtro de torneira é uma dúvida que todo mundo tem quando decide comprar um filtro e, no final, escolhe por conta do valor do produto. Mas saiba que o que garante a eficiência do produto, são as funções dos elementos filtrantes e o grau de filtração. Características e informações que você pode verificar na embalagem do produto e selos do Inmetro. Mas dá para filtrar a água da casa? Com purificador elétrico ou de torneira? Quais as características que meu filtro tem que ter para preservar a água?

Veja como deixar a água da sua casa mais potável. 

Como evitar o desperdício de água

Dados da ONU indicam que 4 bilhões de pessoas devem sofrer com a falta de água até 2050. O desperdício está na raiz do problema da falta de água. Veja como economizar desde já!

Por MADSON MORAES

A água é essencial para a atividade humana em qualquer aspecto. Não vivemos sem. Só para você ter uma ideia do quanto necessitamos dela, o corpo humano é constituído de 70 a 75% de água. Um adulto precisa beber pelo menos de 1,5 a 2 litros por dia e não pode suportar por mais de três dias a ausência. Mas por que a água está envolvida em todos os processos humanos?

A resposta pode ser exemplificada. Um carro, para ser produzido, necessita de 5.600 litros por unidade. Já o computador que você usa em casa ou no trabalho precisou de 1.500 litros de água para ser feito. Ou seja, precisamos dela para tudo. Por isso, evitar o desperdício é importante para que nunca falte água.Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3m3/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender às suas necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa consegue chegar a mais de 200 litros/dia. Há diversas razões para esse desperdício. O banho demorado, a lavagem do carro com mangueira, a torneira derramando água enquanto escovamos os dentes, entre outras, contribuem para esse desperdícios.

Trocando em miúdos: gastar mais do que a ONU recomenda é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos ricos recursos naturais. Dados também da ONU indicam que 4 bilhões de pessoas devem sofrer com a falta de água até 2050. Então, que tal diminuir a conta de água da sua casa e ainda ser um agente da natureza? Confirma algumas dicas para você evitar esse desperdício.

Quer economizar água na hora de lavar o carro? Ou no momento de regar as plantas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...