Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Meu personagem do ano

bici 300x224 Meu personagem do ano
Meu personagem do ano era, até pouco tempo atrás, apenas um morador de rua: Robson Mendonça. Mas, em 2011, ele deu uma lição de criatividade, conexão tecnológica e responsabilidade comunitária. Aqui, no Brasil, ninguém me chamou tanto a atenção.

Quando morava na rua, Robson adorava ler livros. Decidiu então colocar numa bicicleta uma caixa de livros e criou uma biblioteca ambulante na região central de São Paulo. Virou notícia não apenas nacional, mas internacional.

Foi roubado. Sumiu a Bicicloteca, que já vinha recebendo milhares de doações de livros. Foi feita então uma caça ao tesouro na cidade, formando uma rede de pistas sobre o paradeiro da Bicicloteca. Acharam.

E agora tudo ficou mais interessante. Nesta semana, a bicicleta não só ficou elétrica, mas ganhou um painel solar, que alimenta um computador wireless, criando também um tele-centro móvel.

Num ano com tantas notícias de corrupção e um sentimento generalizado de ceticismo, Robson mostra como apenas um indivíduo, com tão poucos recursos, pode fazer a diferença. É um caso a ser estudado de empreendedorismo – um espírito que faz falta em nosso país, onde se fala mais em direitos do que deveres, e sempre se espera a solução dos governos.

Personagens como ele fazem da minha volta a São Paulo, com todo o seu caos, um prazer.

Gilberto Dimenstein é colunista e membro do Conselho Editorial da Folha de S. Paulo, comentarista da rádio CBN, e fundador da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Publicado originalmente no Portal Aprendiz.

Por uma cidade mais humana e sustentável



Livros para moradores de rua

O Instituto Mobilidade Verde (IMV) criou, em parceria com a ONG Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo (Mepsrsp), uma Bicicloteca para percorrer as cidades brasileiras doando livros aos moradores de rua. Trata-se de um triciclo com capacidade para 150 kg de livros. Diferentemente das bibliotecas comuns, a Bicicloteca doa os livros em vez de emprestá-los, desde que a pessoa se comprometa a repassá-lo a outro morador de rua. A ideia partiu do ex-morador de rua e dirigente do Mepsrsp, Robson Mendonça. 
Qualquer ONG que trabalhe com essa população pode requerer uma Bicicloteca ao IMV por meio do e-mail: contato@mobilidadeverde.org 

Livros podem ser doados nos endereços: sede do Mepsrsp, na Rua José Bonifácio, 398 - Loja 1; na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, na Rua da Consolação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...