Páginas

sábado, 10 de março de 2012

Sobre livros, crianças e imaginação

Nenhum outro meio de comunicação, em todo o mundo, permite que se inicie uma viagem pela imaginação de forma tão intensa quanto um livro.

Segundo especialistas, o fato de livros trabalharem apenas com textos e, em alguns casos, imagens (desconsiderando vídeos, animações, narrações etc.), acaba fazendo com que os leitores usem as suas imaginações para “completar” a interpretação das histórias. Ou seja: com base em uma descrição textual de um protagonista qualquer, a mente voa longe ao construir a imagem mental da personagem.

Se isso funciona para uma personagem, imagine então para enredos inteiros, cenários, terras desconhecidas e cenas surrealistas!

E imagine agora tudo isso no universo de crianças que, com aquela abençoada ingenuidade em relação às coisas da vida, tem viagens turbinadas pelo encantamento proporcionado pelo desconhecido e pela tênue fronteira que separa realidade de magia.

Não é à toa que, a cada ano que passa, registra-se interesses crescentes de crianças por obras literárias.

Aqui no Clube, por exemplo, o gênero “infanto-juvenil” tem mais de 400 títulos sobre os mais variados temas – incluindo desde maneiras diferentes de se ensinar mitologia grega (Pelos Poderes dos Deuses Olimpianos, de Sarah Minucci) a verdadeiras jornadas aventureiras (As Aventuras de um Sapato Caramelo, de Jurandi Alves Siqueira) e FanFics, apreciadíssimos principalmente entre adolescentes e pre-adolescentes (The Colt’s Secret, de Kel Costa).

Seja qual for o tema ou o enredo, o fato é que essas centenas de títulos publicados nos últimos dois anos já foram lidas por milhares de crianças e adolescentes de todo o país – muitas do quais, inspiradas, escreveram os seus livros e publicaram aqui no Clube, fortalecendo um ciclo virtuoso que transforma bons leitores em bons autores.

Participar desse enriquecimento cultural em uma das fases mais incríveis da vida – a infância – é um dos nossos maiores orgulhos aqui no Clube.

Nas próximas semanas, aliás, já devemos começar a anunciar uma série de novidades que em muito agradarão aos escritores infantis e que darão a eles mais ferramentas para contar o que costuma ser mais precioso: as suas histórias.

Enquanto isso, ficamos por qui desejando um dia das crianças repleto de letras e imaginações!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...