Porém, alguns dados complementares da
pesquisa guardam em si pequenas esperanças de reversão do quadro a longo ou,
quem sabe, curto prazo. Por exemplo, a falta de gosto pela leitura não é um
empecilho, já que 62% dos entrevistados dizem gostar pelo menos um pouco de
ler. E embora 87% dos que não leem afirmem nunca ter ganhado um livro, 88% dos
que ganharam garantem a importância do presente para despertar o interesse por
ler.
O valor de um livro presenteado, portanto,
pode ser maior do que se supõe. É no que acredita o comerciante Cássio Busetto,
36 anos. “Eu sempre parto do princípio de que se alguém não gosta de ler é
porque nunca foi apresentado aos livros certos. E por livro certo me refiro aos
livros de qualidade e também do interesse da pessoa, que possam trazer
conhecimento ou uma visão de mundo interessante.” Busetto tem o costume de dar
livros de presente para as pessoas quando sabe que há um mínimo interesse pela
literatura, mas é criterioso. “Procuro dar um livro que combine um pouco o
gosto dela com o meu, para não presentear com algo que eu considero de mau
gosto. Quando a pessoa não lê, mas tem algum interesse, procuro dar algo mais
leve e agradável, um entretenimento que possa levar a leituras mais densas.”
Hillé Puonto, pseudônimo da anônima autora
do blog Manual Prático de Bons Modos em Livrarias, já ajudou muita gente a
encontrar esse presente, e afirma: “o que mais percebo entre as pessoas que vão
à livraria atrás de um livro como forma de presente é a necessidade de se
comunicar com o presenteado. Há muitas que gostam de compartilhar experiências.
Eu, por exemplo, adoro presentear meus amigos com livros que tenham, de alguma
forma, representado algo para mim.”
Quem recebe o presente confirma as opiniões
acima. O mestrando em estudos literários da Universidade Federal do Paraná,
Arthur Tertuliano, 25 anos, ganha quase sempre um livro como presente, e diz
que o mimo desperta seu interesse. “Às vezes, fico muito curioso com o que a
pessoa pode estar querendo dizer com ‘este livro é a sua cara’, ou dou
prioridade para lê-lo quando eu sei que ela está ansiosa para comentar sobre
ele”, conta, citando como exemplo o livro Duna, de Frank Hebert, que ganhou de
um amigo.
“Estou lendo este não só porque a
dedicatória é excelente, mas porque sei que meu amigo gosta bastante do livro e
gostaria de comentá-lo comigo.”
Indicação
valiosa
Esse compartilhamento de experiências no ato
de presentear é outro fator de peso para criar leitores. A pesquisa aponta que
o regalo representa 21% do acesso a livros e a indicação das pessoas é o
terceiro maior fator de influência na hora de escolher um livro para ler,
ficando atrás do título do livro e do tema. “Eu tenho um amigo que costuma
pensar bastante nos presentes e, há três anos, os livros que ganho dele de
aniversário estão entre os melhores que recebo”, comenta Tertuliano,
concordando que uma boa indicação faz toda a diferença: “você pode dar algo no
estilo do que a pessoa gosta, apresentando algo de que ela ouviu falar, mas com
que nunca teve contato direto, ou mesmo abrindo seus horizontes em algum
sentido.”
E a principal indicação acontece na sala de
aula: 45% dos entrevistados que leem garantem que foi o professor que os
influenciou ao hábito, mais do que a mãe (43%) e o pai (17%). O professor de
ensino médio e ex-livreiro das Livrarias Curitiba, Claudecir Rocha, 32 anos,
acredita que é só uma questão de fisgar o potencial leitor pelo título certo.
“É preciso indicar algo agradável antes de apresentar o que eles precisam
estudar. Se um aluno de ensino médio tiver de ler só Dom Casmurro, ele nunca
mais vai ler Machado de Assis na vida, mas um conto do Machado já é mais
apetecível”, afirma, e completa contando sua própria experiência: “li com meus
alunos o conto ‘Feliz Ano Novo’, do Rubem Fonseca, e agora eles adoram o
escritor. É só uma questão de despertar a curiosidade, e a pessoa nunca mais deixa
de ler.”.
YURI AL’HANATI,
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