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segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Dicas para novos escritores

Faça pesquisas - em recortes de jornais, revistas, publicações, anotações, filmes, poemas - a respeito do seu personagem e de sua história, que ainda é algo informe. E não esqueça: no momento da criação, nada pode lhe parecer ridículo. Como é o seu personagem? Ou como são os seus personagens? Se o artista plástico usa  um modelo vivo - desde os exercícios iniciais - por que seria vedado ao escritor procurá-lo onde estiver? Às vezes basta um nome, por exemplo, e o personagem está vivo. Identifique, então, um nome, a não ser o caso de personagem inominado. Qual o comportamento, a maneira de se vestir, de andar, de conversar. É ridículo? De forma alguma. Os escritores têm seus segredos que muitas vezes não revelam a ninguém. Até por medo do ridículo. Por que Guimarães Rosa passava horas conversando com vaqueiros? Só para passar o tempo? Por que? Eram seus personagens.

No Impulso inicial não se preocupe com a Técnica. Use apena o Impulso. Você já fez o exercício de hoje? Está realizando os perfis? A prática é o fundamento da criação literária. Estabeleça as suas condições objetivas. Disciplina, disciplina, disciplina. Escolha um lugar para escrever - no ônibus, no avião, na sala vendo televisão, no meio do tiroteio, conversando com os amigos no bar. Mas escreva, escreva, escreva. Você já percebeu como os pintores desenham enquanto bebem uísque ou cerveja. Não esqueça aquele ditado antigo de velho: descansa enquanto carrega pedras. Nos ombros.

Exercício é o fundamento da arte literária. Da atividade criadora.
E não esqueça de ler poemas. Todos os dias.

Trecho extraído do livro: "A preparação do escritor" - Raimundo Carrero

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