Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013


Poeta carioca (16/12/1865-28/12/1918). Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac é o principal nome do parnasianismo na poesia brasileira. Inicia o curso de medicina e o de direito, mas abandona-os antes de se formar.

Começa a trabalhar na imprensa carioca, na qual defende a abolição da escravatura, os ideais republicanos e, mais tarde, o serviço militar obrigatório. Estréia na literatura em 1888, com o livro Poesias. Autor marcado pelo extremo rigor na linguagem e na forma, seus sonetos são compostos em versos decassílabos perfeitos.

Os temas mais constantes são a beleza feminina e os momentos épicos da história nacional. Jornalista de oposição ao governo Floriano Peixoto, é perseguido e chega a ser preso. Solto, esconde-se durante algum tempo em Minas Gerais. Em 1898 é nomeado inspetor do ensino público do Rio de Janeiro.

Reconhecido como grande poeta, torna-se secretário da Conferência Pan-Americana do Rio de Janeiro, em 1906, e secretário do prefeito do Distrito Federal em 1907. Membro fundador da Academia Brasileira de Letras, morre no Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...