Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Último homem a pisar na Lua

Último homem a pisar na Lua diz que não consegue “aceitar” a suposição de que não há vida em outros pontos do universo. E mais: diz que, na Lua, descobriu a maravilha da Terra




O que é que um astronauta que pisou na Lua pode fazer, depois de voltar ao planeta Terra?

Pelo resto da vida, ele vai se tornar uma raridade: são pouquíssimos os seres humanos que tiveram o privilégio de pousar os pés em outro corpo celeste, fora do nosso planeta. A Terra tem sete bilhões de habitantes. Apenas doze viveram esta aventura.

O grande risco:  depois de viver uma experiência tão extraordinária – a de enxergar a Terra como um belo e minúsculo ponto azulado flutuando no espaço - um astronauta pode cair na tentação de encarar tudo o que acontece aqui como pequeno, banal e irrisório.

As turbulências que alguns dos astronautas enfrentaram depois de retornarem à “vida normal” são compreensíveis, portanto.

Em última instância, só eles puderam constatar, “ao vivo”, como é imensa nossa insignificância diante da vastidão do universo.

Tive a chance de gravar uma entrevista com um personagem que entrou para a história da corrida espacial:  o último astronauta a pisar no solo da lua.

O último homem a pisar na Lua: crença em alguma forma de vida extraterrestre

Eugene Cernan comandou a missão Apollo XVII, em dezembro de 1972. Bateu um recorde: passou 78 horas explorando a superfície da lua.

A entrevista foi gravada no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, dentro de um avião que estava exposto numa feira de aviação executiva.

Cernan faz aparições, nos EUA e no exterior, como uma espécie de embaixador da Bombardier, a fabricante canadense de aviões.

Faço uma pequena provocação ao homem: digo que o escritor britânico  J. G. Ballard escreveu que o grande mistério, na verdade, é o planeta Terra, porque a única coisa que os astronautas encontraram no espaço foi poeira.

Cernan dá uma resposta curiosa. Diz que foi ao espaço para descobrir a Lua, mas, ao olhar para nosso planeta, teve a sensação de que, na verdade, estava descobrindo a Terra. Anos de preparação para a viagem não diminuíram o espanto diante daquela visão: como é possível que esta esfera flutue solitária, no espaço, sem nada que a prenda?

O ex-astronauta diz que viveu uma experiência indescritível: “Vi um pequeno pedaço do universo que inclui esta nossa Terra. A beleza era absoluta!”.

Um trecho da declaração do último homem a pisar na Lua:

Eu discordo desse comentário (do escritor britânico), pois o maior dos mistérios não é a Terra em si, mas o universo que nos rodeia. O conceito de tempo, através do qual nós, como mundo, evoluímos… Quando fomos à lua, disseram: “Nós queremos descobri-la. Queremos explorar a Lua.” Mas, na verdade, nós descobrimos a Terra! A predominância e a maravilha que é a Terra quando vista da Lua. Vê-se a lógica, a razão de ser, a beleza, a ordem da Terra girando em um eixo invisível, sem estar presa a nada, mas, ainda assim, girando de modo que, a cada 12 horas, vê-se o outro lado. Eis o mistério da Terra! Como chegamos aqui, o que estamos fazendo, para onde vamos? É esta a beleza,  é esta a descoberta. Isso nos ensina algo sobre nossa Terra, sobre onde vivemos”.

O ex-astronauta não viu, em suas viagens ao espaço, qualquer sinal de vida extraterrestre, mas não dá a mão à palmatória: diz que se recusa a acreditar que não exista outras formas de vida em outros pontos do universo:

“Se a gente pensar de uma maneira matemática e estatística: há milhares de sóis e planetas no universo. E tem de haver alguma forma de vida em algum lugar, talvez parecida com a que temos na terra, talvez diferente. Se acreditamos em um Deus que criou todo o universo, como é que você e eu podemos ser tão maravilhados com nós mesmos  ou tão egoístas a ponto de acreditar que este criador não decidiu criar vida em outro lugar deste universo? Não consigo imaginar que nós, na Terra, somos a única forma de vida em todo o universo. Não consigo aceitar!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...