Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

Nobel nigeriano tem sua 1ª edição no Brasil


O primeiro negro africano a vencer o prêmio Nobel de Literatura, o nigeriano Wole Soyinka, tem seu primeiro livro editado no Brasil, ao mesmo tempo que participa da 1ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, em Brasília. Trata-se de ‘O leão e a joia’, uma peça escrita nos anos 50, inédita por aqui.

Soyinka, reconhecido como o mais notável dos dramaturgos da África, participou ativamente da história política nigeriana, tendo sido preso em 1967. Aos 77 anos, Soyinka recebeu em 1977 o Prêmio Nobel de Literautra por “sua obra que assume uma perspectiva cultural muito ampla e o drama da existência humana”. ‘O leão e a joia’ sai pela Geração Editorial, com tradução de William Lagos, formato 15,3 x 23 e 152 páginas.


TRIÂNGULO AMOROSO À AFRICANA

No pequeno povoado de Ilujinle, Baroka, o sexagenário chefe da aldeia, conhecido como “o Leão”, e Lakunle, o jovem professor de ideias avançadas e ocidentais, disputam o amor de Sidi, a Joia do vilarejo. Pequena obra-prima do Prêmio Nobel de Literatura de 1986, O Leão e a Joia é uma fábula divertida e irreverente sobre os confl itos entre valores africanos e costumes europeus, entre o desejo das mulheres de serem livres e o seu apego a tradições que as desvalorizam, entre o progresso e o conservadorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...