Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

Biblioteca Nacional inicia projeto que promove a literatura brasileira no exterior


Como plano de incentivo à leitura e disseminação da cultura brasileira, o presidente da Fundação Biblioteca NacionalGaleno Amorim, anunciou a abertura de um programa de bolsas que apoia a tradução e publicação de obras de autores brasileiros no exterior.

A intenção quanto à criação deste novo setor, conhecido por Centro Internacional do Livro, é expandir a cultura nacional pelo exterior e atrair investidores para o mercado literário brasileiro. Houve um investimento de R$ 7,8 milhões no projeto, que obteve uma reação positiva do governo; porta-vozes anunciaram que esperam uma boa troca acadêmica e a abertura para novas parcerias culturais vindas de fora.

A FBN está em 8º lugar entre as bibliotecas de maior acervo do mundo, e o país está em 11º lugar dentro do mercado mundial de livros, segundo Amorim. Seu desejo é aumentar o interesse internacional e tornar, também para o brasileiro, a literatura nacional mais atrativa, sem que as editoras nacionais fiquem para trás perante o mercado.

Dentro das estratégias de divulgação, Amorim pretende atrair a atenção de editores dos países desenvolvidos por meio da participação da FBN em feiras internacionais para gerar maior visibilidade de nossos títulos; em abril, o Brasil será homenageado em Bogotá na 25º Feira Internacional do Livro, em 2013 a homenagem ocorre na Feira do Livro de Frankfurt – uma das mais importantes do mundo, e para 2014 a homenagem será oferecida pelos italianos na Feira do Livro Infantil de Bolonha, fora as negociações em aberto com outros países, como a França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...