Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Como apresentar seu livro e despertar interesse das editoras (I)

Gabriela Nascimento, no blog Gabi Gabiruska

Não é de hoje que um dos maiores desafios na vida de um editor é incluir em suas avaliações textos de autores nacionais. E não que eles sejam mal escritos e inapropriados, mas sim, porque muitas vezes são vendidos de um jeito totalmente “atabalhoado”. Por isso, resolvi resgatar o papo que comecei lá no blog da Gutenberg para ajudar os futuros escritores que pretendem apresentar seu manuscrito para as editoras a fazê-lo de uma forma mais atraente e eficiente.

Infelizmente, nossos autores – muitos bem talentosos – acabam se “queimando” com editores por não saberem como APRESENTAR seu material. Se por uma lado existe uma editora, com suas regras e critérios para avaliação, produção e impressão deste ou daquele livro, tem de haver um autor que obedeça a procedimentos e padrões que facilitem essa roda girar e, principalmente, que mostre que pode caminhar rumo a sua profissionalização.

Os leitores brasileiros vêm se aprimorando e se sofisticando – sim, ainda temos poucos leitores, mas os números mostram que jovens estão lendo mais livros e com mais páginas cada vez mais cedo, logo, a nossa população adulta vem se tornando um pouco mais letrada. Com leitores mais bem formados é normal que o cenário fique propício para o surgimento de novos talentos da escrita. Mas neste ponto ainda caminhamos atrasados, seja pelas poucas editoras que não dão apoio à formação e profissionalização dos autores, seja pelo amadorismo com que eles mesmos abordam as editoras.

Como este é um assunto que rende bastante discussão e possui muitos detalhes, achei melhor abordá-lo em partes, inclusive para dar tempo das informações serem assimiladas e mesmo colocadas em prática – além de dar um respiro entre uma leitura e outra.

Nesta primeira parte, vou falar do que em inglês chega ao editor como proposal. Ou seja, antes de sair enviando email, anexando seu texto, pare e pense:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...