Qual será o profissional valorizado no
futuro? O que o mercado de trabalho vai esperar de nós? Alguns estudos e
previsões apontam que as dez dicas abaixo serão fundamentais para você se
tornar o profissional que as empresas vão disputar daqui a algum tempo. Veja
lá:
1 - Aderência à cultura
Que comportamentos, atitudes e posturas são
valorizadas no ambiente em que você está inserido? Já pensou nisso? Antes, o
fator mais importante na seleção de um profissional era o seu conhecimento
técnico. Hoje, isso ainda existe, mas o mercado considera ainda mais a
identificação e adaptação de um profissional à cultura da empresa. Isso
significa que você pode ser um supertalento para a empresa X e trazer muitos
resultados, mas pode não significar muito para a empresa Z. Qual a diferença? A
cultura de cada uma. Dica: antes de tentar entrar numa empresa cheque se os
seus valores estão alinhados aos dela. Se estiverem, sua vida lá poderá ser
mais longa e mais produtiva.
2 - Trabalho remoto, com times
multiculturais
Você sabe como se comunicar com pessoas de
etnias diversas e construir uma rede de relacionamentos a partir dos diferentes
canais que estão à sua disposição? Está realmente preparado para viver sem
barreiras geográficas, lingüísticas, de fuso horário etc? Trabalho em home
office com times multiculturais pode parecer simples e divertido, mas exige
muito planejamento, disposição e organização. Parece brincadeira, mas não é.
Portanto, prepare-se: seja fluente em vários idiomas (inglês, pelo menos),
estude culturas diferentes, viaje sempre que possível e aprenda a se organizar
para ser produtivo em qualquer lugar e a qualquer hora.
3 - Rede de relacionamentos – busca
de informações filtradas, precisas e utilizáveis
Você usa a internet para estabelecer
contatos relevantes e se manter atualizado? É preciso ter cuidado para não ver
seu tempo ser engolido pelo monstro da internet. Ou seja, ao ter à disposição
tantas informações e com tamanha velocidade, você precisa selecionar, filtrar e
manter o foco no que realmente importa.
4 - Capacidade de ir do operacional
ao estratégico
A partir de uma atividade ou tarefa, como
você faz para entender os impactos operacionais, táticos e estratégicos do seu
trabalho? O profissional do futuro será aquele que consegue atuar no
operacional e estratégico ao mesmo tempo. Ou seja, não haverá (não há) função
em uma empresa que não exigirá que o profissional tenha parte do seu dia tomado
por atividades operacionais, e não haverá (não há) função em uma empresa que
não cobrará que o profissional consiga, a partir de uma atividade operacional,
trazer à tona conteúdos estratégicos.
5 - Autoconhecimento como
responsabilidade do indivíduo
Você busca oportunidades de
autoconhecimento? Você pede feedback sobre o seu trabalho a pares, chefes e
colegas? O profissional do futuro, que se destacará dos demais, será aquele que
buscar novas oportunidades para se conhecer melhor.
6 - Apropriar-se do seu
desenvolvimento profissional
Você participa ativamente de atividades
extracurriculares e realmente se engaja nos treinamentos formais oferecidos
pelas empresas? A responsabilidade sobre seu desenvolvimento profissional já
não pertence mais à companhia em que você trabalha. A tendência é que ela
esteja cada vez mais em suas mãos.
7 - Integração do papel profissional
e social: ética e responsabilidade
Você busca manter uma coerência entre o que
fala e o que faz, no trabalho e na vida pessoal? Para começar, não há mais a
cisão entre o pessoal e o profissional, você está o tempo todo conectado com
todas as suas esferas e é preciso ter coerência. Cuidado com sua exposição em
redes sociais, elas dizem muito sobre você, quer você queira ou não!
8 - Capacidade de Interagir com
públicos diferentes
Você busca oportunidades de trabalhar com
pessoas de perfis e gerações diferentes? Você assume uma postura de
aprendizado, ao se aproximar e interagir com profissionais que admira? Não é
porque o jovem domina a tecnologia que pode desconsiderar os inúmeros
aprendizados que pode ter na convivência com profissionais de outras gerações.
Ok?
9 - Consciência para lidar com
informações estratégicas e confidenciais
Você sabe discernir o que pode e o que não
pode ser divulgado? Hoje em dia, tudo é compartilhado. No entanto, para que as
empresas alcancem seus resultados, elas ainda dependem de informações
confidenciais e isso significa não comentar com ninguém. Inclusive com amigos e
familiares no almoço de domingo ou na mesa do bar...
10 - Integração com pessoas online e
offline
Como você tem mantido seus contatos offline?
Como você tem cuidado dos seus contatos online? O profissional do futuro
consegue construir sua rede de relacionamentos reais e virtuais. Fazer o
intercâmbio de uma para outra esfera (online e offline) também é fundamental!
Renata Damásio é
formada em psicologia e pós-graduada em Mediação de Conflitos pela PUC – SP,
com Especialização em Gestalt pelo IGSP. Há quatro anos no Grupo DMRH, faz
parte do grupo de inovação da empresa e foi responsável pela criação e gestão
do blog da Cia de Talentos. É consultora-sênior da CT.
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