Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A educação no Brasil - uma crítica por Richard P. Feynman

Olá a todos,

Nós sabemos que o salário dos professores não é suficiente para atrair mentes brilhantes para o ensino, que preferem cargos concursados em outras instâncias que possuem um contra-cheque mais polpudo.

Entretanto, esse não é o único problema do nosso sistema. Existem falhas enormes no modelo em si, cuja premissa é entregar diplomas, e não formar mentes.

Envio a vocês um texto de Richard P. Feynman, para reflexão sobre o assunto. Está mais que na hora de nos organizarmos enquanto sociedade civil e exigirmos as mudanças que já deveriam ter sido feitas há decadas por nossos governantes.

Nós sabemos que o contumaz problema que temos não é apenas monetário: o sistema tem falhas graves que devem ser remediadas. Nós sabemos quão defasados são os cursos superiores no Brasil, que por muitas vezes diplomam pessoas que mal conseguem interpretar um texto. Apesar de acharmos que dignificar a profissão de professor através do salário é um passo primordial, sabemos que não é a única ação a ser tomada.

Eu traduzi a parte do livro de Richard Feynman em que ele fala da educação em nosso país. O livro pode ser encontrado na íntegra nesse link:
http://www.chem.fsu.edu/chemlab/isc3523c/feyn_surely.pdf 

Aí vai o texto, me perdoem por eventuais erros: 


Acho que todos nós deveríamos refletir a respeito disso, porque o assunto é sério, Me parece que estamos jogando anos das vidas das pessoas pelo ralo com o pretexto de estarmos dando educação a elas. O que vocês acham?

Postado por Bruno Saboia (cause leader)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...