Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Obra de Shakespeare roubada em 1998 retorna ao Reino Unido

Livro 'First Folio' foi publicado em 1623, após a morte do autor.
Tesouro literário reapareceu em junho em Cuba.

Uma valiosa edição das obras de William Shakespeare, considerada pelos eruditos um dos livros mais importantes em língua inglesa, voltou ao Reino Unido, dez anos após ser roubada na Universidade de Durham, no norte da Inglaterra.

O livro em questão é um exemplar do chamado "First Folio" ("Primeiro Fólio"), um volume publicado em 1623, após a morte do escritor (1564-1616), que serviu de base para todas as edições posteriores de sua obra.

O livro foi roubado em dezembro 1998 da biblioteca da Universidade de Durham junto a outras obras.

Retorno

A obra reapareceu em junho passado, quando um homem se apresentou na Folger Shakespeare Library de Washington assegurando que tinha descoberto o livro em Cuba e pedindo que um especialista verificasse sua autenticidade.

Os especialistas logo se deram conta de que o livro tinha sido roubado e alertaram a Embaixada Britânica nos Estados Unidos, a Polícia de Durham e o FBI (polícia federal americana).

As investigações policiais levaram à detenção de Raymond Scott, de 51 anos, um marchand de moda e que foi solto pagando fiança.

O tesouro literário voltou nesta sexta ao Reino Unido em um avião procedente dos EUA que aterrissou no aeroporto londrino de Heathrow, escoltado por dois policiais que passaram a semana passada no país americano entrevistando várias testemunhas.

O livro, que foi transportado a um lugar secreto do norte da Inglaterra, "será guardado agora em condições de segurança e controle enquanto continuam as investigações", disse o inspetor Mick Callan, um dos agentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...