Ajude-nos
a combater a destruição do meio ambiente, seja responsável e cuide dele!
Campanhas de civilização para um ambiente
melhor
Felizmente, cada vez mais existem campanhas
a promover a preservação do meio ambiente, mais leis e mais empenho por
parte de todos para tentar salvar o planeta. Há campanhas para e de tudo, desde poupar
água, defender os animais e os seus habitats até ao grande concerto do dia
07/07/07: LIVE EARTH organizado pelo ex vice-precidente e ambientalista
convicto Al Gore. Foram 24 horas de música que começaram em Sydney e
prolongaram-se por Nova Iorque, Londres, Rio de Janeiro, Joanesburgo, Tóquio,
Hamburgo e Shangai, ou seja nos 5 continentes.
Cuida e protege o ambiente, ele é a tua
casa!
Problemas Ambientais
Os problemas ambientais são uma ameaça
constante. vou dar-vos algumas informações: Por cerca de 4 bilhões de anos o balanço
ecológico do planeta esteve protegido. Com o surgimento do homem, meros 100 mil
anos, o processo degradativo do meio ambiente tem sido proporcional à sua
evolução.
Com a descoberta do petróleo em 1857 nos EUA, o homem saltou para uma nova era: o mundo industrializado, que trouxe como uma das principais e mais destrutivas consequências a poluição. Ou seja, além de destruirmos as reservas naturais sobrecarregamos o meio ambiente com poluentes. Os acontecimentos decorrentes da industrialização dividiram o povo em duas classes económicas: os que exploravam e os que eram explorados. A primeira classe acumulava economias e conhecimento, enquanto a segunda vivia no estado mais precário possível. A segunda classe pela falta de recursos, utilizava desordenadamente as reservas naturais, causando a degradação de áreas agricultáveis e de recursos hídricos e, com isso, aumentando a pobreza. O modelo económico actual está baseado na concentração–exclusão de renda. Ambos os modelos econômicos afectam gravemente o meio ambiente. A pobreza pelo facto de só sobreviver pelo uso predatório dos recursos naturais e os ricos pelos padrões de consumo insustentáveis (NEIVA, 2001).
As causas das agressões ao meio ambiente são de ordem política, económica e cultural. A sociedade ainda não absorveu a importância do meio ambiente para a sua sobrevivência. Os homens de raça branca sempre consideraram os índios como povos “não civilizados”, porém esses “povos não civilizados” sabiam muito bem a importância da natureza para a sua vida e a sua sobrevivência. O homem “civilizado” tem usado os recursos naturais sem pensar nas consequências e dando preferência ao lucro em vez das questões ambientais. Todavia, essa ganância tem um custo alto, que já está a afectar-nos, nos problemas causados pela poluição do ar e da água e no número de doenças derivadas desses fatores.
A única forma para evitar ainda mais problemas no futuro, de ainda maiores degradações do meio ambiente, é através de legislações rígidas, prevenção e da consciência ecológica.
Embora estejam a acontecer várias campanhas, novas leis tenham sido sancionadas, acordos internacionais estejam em vigor, a realidade apontada pelas pesquisas mostra que os problemas ambientais ainda são enormes e estão longe de serem solucionados.
É preciso lembrar que o meio ambiente não se refere apenas as áreas de preservação e lugares paradisíacos, mas sim a tudo que nos cerca: água, ar, solo, flora, fauna, homem, etc. Cada um desses itens está a sofrer algum tipo de degradação por culpa da inconsciência do Homem e só ele poderá mudar as suas acções de modo a preservar o meio ambiente e salvá-lo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário