Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Conheça os hábitos que espantam o estresse

Monte um cardápio cheio de opções para você relaxar

POR MINHA VIDA

A combinação entre a correria do dia-a-dia, preocupações, muitas horas extras no trabalho e pouco tempo de descanso basta para incorporar à sua rotina uma companhia mais do que indesejada: o estresse. O ponto de partida para evitar o cansaço e o desânimo é uma dieta equilibrada com carboidratos, proteínas, frutas, hortaliças, leguminosas, minerais e fibras, explica a nutricionista Juliet Marzalek, especialista em nutrição clínica. 

Um dos efeitos bastante conhecidos do estresse é a famigerada compulsão alimentar, que também pode desencadear outras doenças, como a obesidade e hipertensão. É importante privilegiar um cardápio que contenha uma variedade de alimentos, pois é a associação correta entre eles que vai fornecer nutrientes na quantidade necessária para nosso corpo, ensina Juliet.
  

Saiba quais são os principais ingredientes para mandar o extremo cansaço embora:

mulher comendo salada - Foto Getty Images

Coma certo

Uma alimentação adequada fará seu intestino funcionar regularmente. Esse órgão ajuda na produção de serotonina, o poderoso hormônio responsável por controlar o humor e a peça chave para varrer a fadiga da sua vida.

homem dormindo - Foto Getty Images

Bons sonhos 

Uma noite bem dormida também é pré-requisito para a dieta contra o cansaço. Durante o sono, o nosso corpo produz melatonina, um hormônio antioxidante, que vai remover os radicias livres do organismo e proporcionar uma sensação de bem-estar e relaxamento, explica Juliet. Para relaxar; fique longe de estimulantes, como o café, chocolate e álcool, que inibem a produção do hormônio.

mulher com uma garrafinha de água - Foto Getty Images

Hidrate-se

A nutricionista Juliet Marzalek recomenda muita água para evitar a cefaléia, um tipo bem agudo de dor-de-cabeça. A quantidade suficiente varia entre um litro e meio e dois litros. Somente a água consegue hidratar o organismo 100%, alerta a especialista em nutrição clínica.

casal comendo banana - Foto Getty Images

Serototina para dar e vender

Alimentos que estimulam a produção de serotonina são mais do que bem-vindos na sua dieta. Banana e abacaxi são ótimas fontes. Fuja dos alimentos com alto índice glicêmico (como o mel, pães brancos, farinhas refinadas, refrigerantes, açúcar e doces), pois darão um pique passageiro ao organismo, fazendo você sentir fome novamente rapidinho. Além disso, eles engordam e muito. 

copo de leite e fatias de pão integral - Foto Getty Images

Felicidade é o que interessa

Outra fonte de bem-estar é o triptofano, um aminoácido precursor da serototina e presente nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6. Você pode encontrar triptofano no lombo e presunto suíno (fique atento para os cortes magros); nos pães e cerais integrais; leite e iogurte desnatados; queijos (prefira os sem cordura); feijão, lentilha, soja, grão de bico, abacate, gérmen de trigo e levedo de cerveja. Neste último caso, não vale ingerir a bebida alcoólica, pois o álcool impede a absorção das vitaminas do complexo B, alerta Juliet Marzalek. Só evite ingerir combinar a ingestão de alimentos ricos em cálcio com outros ricos em vitaminas do complexo B. O mineral dificulta a absorção dessas vitaminas, explica a nutri.

mulher bebendo suco de laranja - Foto Getty Images

Capriche na vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C, como a acerola, mamão,  goiaba, kiwi, pimentão, brocólis, salsinha, couve-flor e repolho, são cheios de ácido ascórbico, responsável por melhorar a aborção das vitaminas do complexo B e do ferro, mineral presente nas carnes vermelhas e que participa do transporte do oxigênio nas células, combatendo a indisposição.

A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e de 90 mg para os homens, o que equivale a 3 e 4 frutas, respectivamente. Se você for fumante, acrescente mais 30 mg a quantidade necessária. Evite megadosagen e ingira os alimentos ou o suco da fruta logo depois de cortados ou preparados para o oxigênio do ar não oxidar a vitamina C, recomenda a nutricionista Juliet Marzalek. E atenção: só tome suplementos de vitaminas e minerais caso haja prescrição médica. Do contrário, eles podem prejudicar sua saúde, em vez de deixá-lo tinindo.

Um comentário:

  1. Eu me acho uma pessoa estressada. Costumo culpar o meu pai, falando que é gene. Mas sei que não é. Cada um, por mais que seja parecido com outro, tem uma mentalidade diferente. Sei que não me cuido (nao em relação as suas citações de cuidados) e tenho certeza que muito disso é justamente por isso. Mas não adianta eu prometer que vou me cuidar, ou mudar meus hábitos, porque sei que não conseguiria.
    Mas enfim, adorei o post. Muito bom pra galera saber como mudar muita coisa no dia a dia.

    Beijos,
    http://www.bestherapy.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...