Páginas

sábado, 22 de setembro de 2012

Mulher bonita é igual a tsunami:

Quando chega vem cheia de onda e ninguém enxerga perigo. Quando vai embora leva o carro, a casa e tudo mais que estiver ao seu alcance.

A mulher mais feliz do mundo é a namorada do Saci, pois sabe que se levar um pé-na-bunda quem cai é ele!


MANOEL E O LEPROSO

O Manoel foi preso numa cela em frente a de um leproso.
Dia após dia, ele observava o leproso cuidando de suas feridas.
Até que, certa vez, caiu um dedo do leproso.
Este o pegou e o atirou pela janela.
Uma semana depois, caiu outro dedo e o leproso atirou-o pela janela.
Algum tempo depois, caiu uma orelha, o leproso atirou-a pela janela.
Uma semana depois, caiu o pé, o leproso atirou-o pela janela.
Aí, o Manoel não agüentou mais e pediu uma audiência com o Diretor.
- Olha, senhor diretor, eu não quero ser chamado de dedo duro, mas o gajo que está na cela em frente a minha está fugindo aos pouquinhos.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

“A vida só tem importância quando se está ao lado de quem se ama.”

“Nunca se esqueça que a maneira como os outros nos vêem e reagem a nós se deve não tanto ao que somos, mas ao que expressamos.”

“O amor nos faz cometer atos ilógicos para proteger e cuidar de quem amamos.”

“O amor tudo desculpa, tudo espera, tudo suporta, jamais desiste, pois dá todas as chances para começar tudo de novo. (I coríntios 13:7)”

“Só deseja ser eterno quem aprendeu a amar a vida, a realçar sua auto-estima e não gravitar em torno de seus pensamentos.”

“No amor não há medo, porque o medo supõe castigo.
Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

“A maior de todas as crises é a perda de esperança.
Porém quando há esperança, não há crise que resista.”

“Somente uma pessoa livre, segura e que não gravita em torno do que os outros pensam e falam dela é capaz de agir com serenidade.”

“A maior vingança contra um inimigo é perdoá-lo.
Ao perdoá-lo, nos livramos dele, pois ele deixa de ser nosso inimigo.”

“Passar pela vida sem se permitir um relacionamento próximo com o outro, é não crescer, não evoluir, não se transformar.”

“Aquele que quer ser o maior tem que se fazer menor.”

“O maior é aquele que mais serve, que mais honra, que mais se preocupa com os outros.”

“Se você pensa demais, certamente gasta energia exagerada do seu cérebro.”

“Um verdadeiro líder é aquele que forma outros líderes,
que exalta seus liderados, que explora o potencial intelectual deles.”

“O tempo é como um rio. Você nunca poderá tocar a mesma água duas vezes, porque a água que passou nunca passará novamente. Aproveite cada minuto da sua vida.”

“Uma pessoa rica não é a que tem mais, mas a que precisa menos.”

“Os perdedores vêem os raios.
Os vencedores vêem a chuva e com ela a oportunidade de cultivar.
Os perdedores paralisam-se diante das perdas e dos fracassos.
Os vencedores vêem uma oportunidade para começar tudo de Novo.”

“Foi o tempo que perdeste com tua rosa, que fez tua rosa tão importante."

"A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna.
Contorne-o sem discutir. Aprenda a amar sem esperar muito dos outros.”

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

20 das mais lindas livrarias

Postado em 07/02/12 por Alessandro Martins

As livrarias são aqueles lugares onde os amantes dos livros se sentem a um só tempo calmos, por estarem em um lugar com tantos objetos de desejo juntos, e contraditoriamente ansiosos, justamente  por estarem em um lugar com tantos objetos de desejo juntos. Talvez por perceberem que jamais terão tempo de ler todos eles.

Abaixo, uma lista, ainda pequena das mais interessantes e bonitas livrarias do mundo, que será atualizada e ampliada tão logo as sugestões dos leitores comecem a chegar.

Se você gostar destas livrarias, vai gostar também: 40 ou mais bibliotecas incríveis

Creio que, diante das imagens, poucos duvidarão de que, pelo menos, as três primeiras realmente são  as mais belas livrarias do mundo.

Fonte: este post de início tinha apenas 3 livrarias (as numeradas como 1, 2 e 3). As restantes encontrei no site Flavorwire, no post The Most Beautiful Bookstores in the World.

20. The Bookàbar Bookshop, Roma, Itália


19. Plural Bookshop, Bratislava, Slovakia


18.  Cook & Book, Bruxelas, Bélgica


17. Bookworm, Pequim, China


16. Poplar’s Kid Republic, Pequim, China


15. Livraria da Vila, São Paulo, Brasil



14. Cafebreria Pendulo, Cidade do México, México


13. Shakespeare & Company, Paris, França


12. The Last Bookstore, Los Angeles, Estados Unidos


11. Atlantis Books, Santorini, Grécia



10. Bart’s Books, Ojai, Califórnia, Estados Unidos


9. Corso Como Bookshop, Milão, Itália



8. Barter Books, Alnwick, Reino Unido



7. The American Book Center, Amsterdam, the Netherlands


6. VVG Something, Taipei, Taiwan


5. Ler Devagar, Lisboa, Portugal


4. Daikanyama T-Site, Tóquio, Japão


3. Lello e Irmão, no Porto, Portugal


A Livraria Lello e Irmão, também conhecida como Livraria Chardron ou simplesmente Livraria Lello, situa-se na Rua das Carmelitas, na freguesia da Vitória da cidade do Porto, em Portugal. Em virtude do seu ímpar valor histórico e artístico, a Lello tem sido reconhecida como uma das mais belas livrarias do mundo por diversas personalidades e entidades, casos do escritor espanhol Enrique Vila-Matas, do jornal britânico The Guardian e da editora australiana de guias de viagens Lonely Planet. (fonte)

2. El Ateneo, Buenos Aires, Argentina


A livraria El Ateneo fica na Recoleta, Buenos Aires. O prédio onde está instalada é o antigo Teatro Grand Splendid, de 1919. A maior parte das características arquitetônicas foi mantida. O teatro tinha quatro fileiras de camarotes, com capacidade para 550 poltronas e 500 poltronas na geral. A construção foi arrendada por dez anos, em 2000, pelo grupo editorial Ilhsa. A adaptação do espaço se manteve fiel à estrutura, com as prateleiras substituindo as linhas de assentos. A seção de literatura infantil fica no subsolo. Afinal, todo mundo sabe que crianças gostam de lugares subterrâneos ou de sótãos. Há uma galeria de arte e uma seção de música clássica. São 100 mil títulos de livros e 10 mil de CDs, que tornam essa livraria uma das maiores da América Latina. A pintora Isabel Contreras fez o restauro do afresco da cúpula, pintada na década de 1920 pelo artista italiano Nazareno Orlandi. Os temas são pacifistas, no clima que se seguiu ao final da Primeira Grande Guerra. (fonte)

1. Selexyz Dominicanen, Maastricht, na Holanda



A livraria foi montada dentro de uma antiga igreja dominicana, na cidade pequena encravada entre Bélgica e Alemanha, a livraria faz parte da rede Selexiz presente em toda a Holanda. Logo na entrada há uma porta de quase 6 toneladas com inscrições em 27 línguas para a palavra livro. A Igreja onde está instalada a livraria começou a ser erguida em 1266, depois que uma rica família local doou o terreno para a congregação, a Igreja já foi usada em diversas ocasiões como pronto-socorro na 1° Guerra Mundial, como sala de concertos, como necrotério na 2° Guerra Mundial. Na entrada da livraria é possível encontrar também um pequeno mercado medieval, onde se pode tomar café, chás e comer pães feitos de acordo com a tradição holandesa, além disso é possível assistir pequenas demonstrações de lutas e ouvir cantores vestidos como menestréis. (fonte)

Gostou?

·         Agora veja 40 ou mais bibliotecas incríveis

Li por aí… blog de fotos de pessoas lendo livros


Postado em 19/07/12 por Alessandro Martins

Um blog especializado em fotos de pessoas lendo [Clique aqui para ler mais]

12 dicas que facilitam o hábito da leitura

Postado em 27/09/11 por Alessandro Martins


·         Em primeiro lugar, busque o prazer de ler: ainda que seja uma leitura densa, dolorosa e triste, há prazer em compartilhar esses sentimentos todos em comunhão artística com o autor e os outros leitores. Descubra como ter a leitura como objetivo e manter o seu prazer.

·         Tenha sempre um livro consigo: sempre surge a oportunidade de avançar na leitura de um livro, seja na fila do banco, no ônibus ou em algum outro momento inesperado. Atenção: não vá se tornar uma pessoa anti-social. Às vezes uma boa conversa pode ser melhor para passar o tempo. Para esse item, prefira livros pequenos, fáceis de carregar.

·         Cuide de seus olhos: a não ser que você já domine o braille, vai preferir manter seus olhos em ótimo funcionamento. Esteja atento e faça exames periodicamente. Se precisar usar óculos, use. Fique bem informado sobre seus olhos.

·         Tenha meios alternativos de leitura: a tecnologia fornece diversas alternativas para atualizar as leituras. Ler na tela do computador pode ser desconfortável, mas já existem formas de ler bons livros, um pouco de cada vez, recebendo pequenos trechos de cinco minutos por em seu email diariamente. Você sabia que até mesmo em seu celular você pode ler livros?

·         Aperfeiçoe a sua leitura: de que adianta ler se você mal lembra da história um mês depois? Para ler um livro velho como se fosse novo? Bem, a idéia não é má e reler um bom livro sempre é bom, mas se você quer reter mais de tudo aquilo que lê, escolha uma maneira de fazer isso.

·         Aprenda de uma vez por todas como funciona um agregador de feeds: vamos assumir que, se você está lendo este artigo, você lê blogs. Se lê blogs e ainda não sabe usar um agregador de feeds está muito atrasado e está perdendo tempo ao ter sempre que acessar os seus sites preferidos para saber se eles já foram atualizados ou não. Possivelmente, está perdendo até mesmo textos interessantes. E, muito provavelmente, de blogs que falam de livros, literatura ou que fazem literatura propriamente dita. Aprenda de uma vez a utilizar um agregador de feeds.

·         Prefira livrarias com bom atendentes: nem sempre os vendedores de livrarias são as melhores pessoas para indicar livros, mas sempre há aquele profissional que se destaca. É aquele que conhece seus gostos e sabe indicar de forma certeira um livro de que você vai gostar. Ou ao menos lhe avisar quando aquela edição que você tanto espera chegou na loja. Em geral, essas pessoas estão nos sebos. Mas há também livrarias com profissionais assim como, em Curitiba, a do Chain e a, infelizmente fechada, do Eleotério.

·         Saiba fazer pequenos reparos em livros: nem sempre vale a pena. Livros são feitos hoje como um produto qualquer e muitos não valem um centésimo da árvore de onde saiu sua celulose. Mas o bom leitor tem sempre uma ou outra edição rara ou feita com aquela arte que mais não há. Para esses, saiba fazer pequenos reparos e como secá-los no caso de molhados. Mas para evitar esses problemas…

·         Saiba como guardar seus livros: a melhor maneira de conservar um livro é não o guardando, mas fazendo com que ele circule de mão em mão. O objetivo de um livro é conservar o conhecimento para que esse conhecimento se propague. Guardá-lo em uma estante para o resto da vida é o mesmo que queimá-lo. Mas se você não for capaz de tal generosidade, aprenda a conservar seus livros.

·         Tenha ao menos um desafio para cada ano: escolha uma grande obra que ainda não tenha lido e comprometa-se a lê-la.

·         Leia menos para ler mais: se você lê até o ponto de ficar cansado ou de passar os olhos sobre a página sem que se lembre ou tenha consciência do que acabou de ler, algo está errado. Você precisa aprender a parar de ler antes que isso aconteça para que seu horizonte de leitura se amplie e para que a leitura sempre esteja associada a uma atividade prazerosa. Lembre-se: para ler mais, leia menos, mas com mais qualidade.

·         Saiba onde conseguir livros grátis: livros não são baratos. Você pode conseguir livros grátis na internet com facilidade. Ler na tela ainda é desconfortável, mas esteja ciente das mudanças tecnológicas. É possível que os eBook Readers se popularizem ou, então, alguma outra forma de leitura. Mudanças vão acontecer, não há dúvida. De outra forma, você estaria lendo ainda em papiros e tendo que aprender o funcionamento do livro, essa tecnologia tão recente.


Biblioteca livre em sorveteria

Postado em 13/09/12 por Alessandro Martins

Uma sorveteria de Ipiaú, cidade do estado da Bahia, adotou o modelo da Bibliopote, da panificadora Pote de Mel, em Curitiba e criou sua própria biblioteca livre. Nesse modelo, você pega um livro e devolve quando quiser, assumindo o compromisso de que devolverá.

Uma das idealizadoras, Verônica Pestana enviou-me algumas imagens:

Olá, Alessandro!

Seguem algumas fotos que eu tirei da Minibliblioteca Livre Confeitto, que iniciamos em uma sorveteria na cidade de Ipiaú-Bahia. No primeiro dia de funcionamento, fizemos uma tarde cultural com música ao vivo, poesia e leitura. Iniciamos o acervo com 250 livros, doados por pessoas da comunidade. Agora, estamos divulgando o projeto para que outras pessoas possam iniciar outras minibibliotecas. Se for necessário outras fotos do estabelecimento, avise que encaminhamos. Obrigada pela ideia! Grande abraço.





Se você ainda duvida de iniciativas como essa leia o post: não daria certo no Brasil uma ova.

Quando tudo está apenas começando

Postado em 15/09/12 por Amilton Costa

O passado sempre atormentou Pedro, e a ânsia de viver o futuro idealizado, imaginário ou concreto dependeria apenas dos sonhos e descobertas diárias. E Pedro era um sonhador…
Aos 23 anos ele já vivera os mais díspares sonhos, o sofrimento e a redenção lapidaram seus pequenos passos na busca incessante do eu que tanto o incomodava. Quem eram seus antepassados? Como viveram? Quem moldou o Pedro que hoje conhecemos? As respostas não estavam nas conversas, investigações, álbuns de fotografias, nem nos inúmeros livros devorados na certeza inadvertida de chegar a respostas plausíveis.

Largar tudo e sair em busca de soluções quando se tem 23 anos pode ser uma aventura fantástica, mas também deveras perigosa. Mas ele necessitava disso, e seu destino passou a ser tão duvidoso quanto suas dúvidas. Fotografias, cartas, endereços, era tudo que Pedro precisava naquele momento.

Voltar a lugares imaginados somente nas histórias contadas por seus avós foi recalcitrante, indubitavelmente perigoso, porém ele tinha uma certeza: seu lugar era o mundo, eram as trilhas que iria descobrir, os labirintos que iria percorrer. E Pedro percorreu muitos labirintos, em alguns sorriu, noutros sofreu, chorou com imagens e descobertas nunca antes ilustradas nas histórias ouvidas.

Os caminhos percorridos, o medo, a solidão, as verdades ocultas, os segredos revelados a cada passo dado, a cada conversa moldaram um novo ser humano.

E pode-se chegar à conclusão de que algumas histórias nunca deveriam ser reveladas, outras permanecerão trancafiadas nos caminhos mais obscuros de nossas mentes.

Crônica inspirada na leitura do livro TUDO SE ILUMINA, de Jonathan Safran Foer.

domingo, 16 de setembro de 2012

Com que roupa?

Por: ALESSANDRA LELES ROCHA



No contexto de uma mania instituída em analisar os fatos na superficialidade mais rasa possível, deparei-me com a notícia de que na China está em discussão qual o tipo de roupa mais adequado para mulheres que utilizam o metrô; já que, uma cidadã foi fotografada utilizando uma roupa bastante transparente 1. Segundo o governo chinês, a utilização de roupas mais ousadas, transparentes, poderiam incitar e aumentar os casos de violência contra as mulheres. A chegada do verão naquele ou em quaisquer outros países sempre conduz ao uso mais livre e descontraído de roupas curtas, leves e, algumas vezes, transparentes; então, o burburinho foi total e as diferentes correntes de pensamento puseram a defender seus pontos de vista. Sempre reprimidas e massacradas pela sociedade, as mulheres se dividiram entre as que protestaram na defesa livre de sua escolha pelo o que vestir e outras que manifestaram sua concordância com a ideia de uma busca mais adequada pelo vestuário, evitando-se dessa forma eventuais dissabores.
Nem moralismos, nem modismos, nem feminismos. Em primeiro lugar é preciso entender que a vestimenta é em essência um dos diversos tipos de símbolos da linguagem humana. Por falarmos pelos cotovelos, muitas vezes nos passa realmente despercebido que a linguagem não se dá estritamente pela fala, mas por diferentes formas, incluindo o próprio corpo. A expressão corporal, ainda que involuntária ou inconsciente, carrega elementos de subjetividade que torna sua tradução ou interpretação extremamente variável; afinal, nem todos os sinais são puros e objetivos. E, infelizmente, a significância sexual do corpo é intrínseca ao pensamento humano, especialmente no contexto do universo masculino; por isso, ainda que não justifique de forma alguma um ato de violência, para mentes perturbadas e doentes, qualquer coisa pode conduzir a essa interpretação totalmente equivocada.
Quando coberto pela vestimenta essa subjetividade fica maior, e em alguns casos, até produz um efeito estimulador da psique humana. Uma miscelânea de traços socioculturais interfere na dinâmica da escolha do que irá se vestir e consequentemente na forma com que serão decodificados. Estereótipos são criados e passam a povoar o universo social como verdadeiros personagens; mesmo que, para a grande maioria das pessoas a escolha da roupa não passe de mero palpite do dia.
Mas, desde o homem das cavernas, a vestimenta dá o seu recado: grandes peles de animais para proteger do frio, tangas (também de couro animal) nos dias mais quentes. Lembremos os anos sessenta, por exemplo, e James Jean com sua jaqueta de couro, a calça jeans e a camiseta branca. Bem mais que a rebeldia do galã de Hollywood, havia todo o discurso do “american way of life” que dava vazão ao imperialismo americano a mostrar as vantagens do consumo e da liberdade de escolha, fazendo contraponto à uniformização imposta pelos regimes socialistas (especialmente a China), com seus modelos cáquis que faziam parecer uma massa humana igualitária e obediente ao regime.
Em pleno século XXI, quando as roupas já deveriam ter alcançado simplesmente a sua função básica de cobertura corporal, elas continuam motivo de discórdia, de intolerância, de preconceito, ou de violência. A sociedade então, profundamente, segmentada em grupos diversos mantem viva a chama de se reconhecer ou segregar a partir da vestimenta. Retrôs, bregas, peruas, piriguetes, vanguardistas, tradicionais, cults,... a lista é longa! Mas, embora vestidos, a verdade é que a grande maioria continua totalmente despida da sua consciência cidadã. Nenhuma vestimenta consegue encobrir as lacunas das misérias humanas: esconder a ignorância, mascarar os preconceitos, envernizar a hipocrisia, disfarçar a falta de educação,... Troca-se muito de roupa, mas não de alma, de essência, de valores! Os guarda-roupas, quase sempre cheios, descrevem a saga do consumo e da liberdade; mas, paralelamente, apontam as insustentabilidades do planeta. Com tantos sinais apocalípticos, a migração abrupta estendendo-se diante dos olhos, quem sabe um dia, o chique da moda se converta apenas em ter algo para se vestir, independente do que for, hein?!

Excelente crônica da escritora Alessandra Leles Rocha

Almanaque - Copa do Mundo Para quem aprecia a história do futebol é imperdível! Click na imagem!












"O emitente desta mensagem é responsável por seu conteúdo e endereçamento. Cabe ao destinatário cuidar quanto ao tratamento adequado. Sem a devida autorização, a divulgação, a reprodução, a distribuição ou qualquer outra ação em desconformidade com as normas internas do Sistema Petrobras são proibidas e passíveis de sanção disciplinar, cível e criminal."

"The sender of this message is responsible for its content and addressing. The receiver shall take proper care of it. Without due authorization, the publication, reproduction, distribution or the performance of any other action not conforming to Petrobras System internal policies and procedures is forbidden and liable to disciplinary, civil or criminal sanctions."

"El emisor de este mensaje es responsable por su contenido y direccionamiento. Cabe al destinatario darle el tratamiento adecuado. Sin la debida autorización, su divulgación, reproducción, distribución o cualquier otra acción no conforme a las normas internas del Sistema Petrobras están prohibidas y serán pasibles de sanción disciplinaria, civil y penal."

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DICAS IMPORTANTES NA HORA DE SE ALIMENTAR

O importante é ter alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, carnes magras e bastante água
Tente montar pratos bem coloridos. Além de serem visualmente mais agradáveis, estes pratos garantem a ingestão de muitas vitaminas diferentes
Faça suas refeições em ambientes tranqüilos, de preferência com uma música relaxante. Não assista aos noticiários da TV ou fique falando ao celular enquanto se alimenta
Não fique longos períodos em jejum, procure inserir pequenos lanches intermediários entre as refeições principais
Procure mastigar bem os alimentos para evitar problemas de má digestão, isso tira o humor de qualquer um
Consuma alimentos leves no jantar ou antes de dormir, isso evita alterações no sono
Modere ou, se possível, evite o consumo excessivo de de café, chás escuros e álcool, bebidas que podem deixar a pessoa irritadiça, agitada e improdutiva
Fonte: Mariana Doce Passadore, docente do curso de nutrição do Centro Universitário São Camilo

Cerca de 30% dos brasileiros têm mau hálito; veja como não entrar nesta lista

Márcia Moreno
Do UOL, em São Paulo

A halitose crônica geralmente é causada pela doença periodontal, resultado da má higienização bucal

A halitose crônica geralmente é causada pela doença periodontal, resultado da má higienização bucal

Cerca de 30% dos brasileiros, aproximadamente 50 milhões de pessoas, têm mau hálito. A informação é da Associação Brasileira de Halitose, baseada em pesquisas realizadas no Brasil.

Halitose ou mau hálito é a liberação de odores desagradáveis pela boca ou mesmo pela respiração. A halitose não é uma doença, mas pode mostrar que há algo de errado no organismo.

“Há mais de 60 causas distintas”, afirma Ivan Stabnov, médico gastroenterologista e endoscopista, do Hospital Adventista Silvestre, do Rio de Janeiro. E em mais de 90% dos casos, a origem se dá na cavidade bucal - acompanhada ou não de alterações sistêmicas como diabetes, distúrbios renais e prisão de ventre, por exemplo.

Alguns alimentos, aliados a ações saudáveis, podem ajudar a combater a halitose.  Os principais, que diminuem e evitam a halitose, são os que ajudam o sistema digestivo e que têm poder adstringente.

Por outro lado, os alimentos também podem ser os vilões da chamada halitose transitória, aquela que se manifesta de repente e desaparece pouco tempo depois, como cebola e alho. 

Causas e como combater

A halitose crônica geralmente é causada pela doença periodontal, resultado da má higienização bucal. “A falta de higiene bucal pode acumular placas bacterianas nos dentes e amígdalas e também nas gengivas, causando sangramento, gengivite e periodontite”, afirma Aggio.

A língua também deve ter a nossa atenção na hora da limpeza bucal e deve ser sempre escovada após as refeições. “A saburra lingual, material branco ou amarelado no dorso posterior da língua, é uma massa bacteriana e pode produzir um odor ruim”, diz a dentista Rosa Yana.

“A halitose, quando não cuidada pode tornar-se um problema desagradável, que dificulta as relações pessoais tanto no trabalho quanto na vida íntima”, completa ela.

Entre outras causas da halitose, estão a TPM e a prisão de ventre. A tensão emocional causada no período pré-menstrual pode provocar diminuição da salivação e aumentar a saburra lingual, com consequente mau hálito.

 “Apesar disso, a maioria das mulheres não percebe alteração no hálito no período pré-menstrual e menstrual”, diz Aggio.

E para aquelas pessoas que ficam muito tempo sem evacuar, o mau hálito também pode aparecer. “O organismo pode reagir a essa alteração no funcionamento intestinal gerando odores no hálito”, diz Stabnov.

Os portadores de diabetes também podem desenvolver mau hálito, geralmente cetônico, também relacionado a pessoas que ficam muito tempo em jejum.

Teste do mau hálito

A tecnologia também ajuda no combate a halitose. Existe atualmente um teste desenvolvido no Japão e é utilizado por muitos pesquisadores em vários países. É um dispositivo de análise de saúde oral, já existente em clínicas e laboratórios odontológicos, que mede três gases causadores do mau hálito.

“É um teste que identifica a situação da higiene oral, doença periodontal e distúrbios do sistema gastrointestinal, que ajuda o profissional a orientar o paciente”, conta Aggio. “O mau hálito tem um impacto negativo na vida das pessoas. O ideal é vencer o preconceito e buscar ajudar profissional. A halitose tem cura e deve ser tratada com muito respeito”, acrescenta.

Como alertar anonimamente a quem tem o problema

Avisar alguém que está com mau hálito é uma das situações mais constrangedoras que existe. Para ajudar nesta tarefa meio ingrata, a Associação Brasileira de Halitose (ABHA) criou o serviço "SOS Mau Hálito", que avisa, por meio de e-mail ou carta, quem possivelmente está com o problema - sem revelar quem mandou a informação.

"Numa pesquisa feita por nós em 2008, constatamos que 99% das pessoas que tinham mau hálito, gostariam de ter sido avisadas antes", diz Marcos Moura, presidente da associação e dentista. O serviço já funciona desde 1990. "É uma forma rápida, eficiente e sem traumas de deixar as pessoas a par desta situação". Antigamente o serviço era automático, bastava a pessoa colocar a mensagem e enviar. Hoje em dia, passa por uma triagem.

"Infelizmente ainda tem pessoas que usam o serviço para brincar com um amigo", afirma Moura. Para usar o alerta, basta acessar o site da Associação e entrar no link "SOS Mau Hálito", onde a pessoa escreve os dados de quem receberá a mensagem e se será por carta ou e-mail. ABHA envia por mês, em média, 600 pedidos do serviço. "Acreditamos que estamos beneficiando os portadores de halitose. É provado que quem tem mau hálito não sente, pois há uma fadiga olfatória e as células do nariz se acostumam ao odor", explica Moura.

Ao receber a carta ou e-mail da ABHA sobre o possível mau hálito, o destinatário recebe também uma lista de profissionais indicados pela Associação, que são especialistas no assunto. No próprio site da ABHA, é possível obter várias informações de como combater a halitose. O dia 22 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional do Combate à Halitose e serão promovidos vários eventos no Brasil todo para alertar e instruir o público sobre o assunto.


COMO PREVENIR O MAU HÁLITO

Realizar pequenas refeições a cada três horas: jejum prolongado pode comprometer seu hálito
Evitar alimentos que contribuam para o ressecamento bucal (muito salgados, quentes ou condimentados)
Ter uma dieta balanceada, incluindo uso de alimentos duros e fibrosos; evitar álcool e fumo em excesso
Ingerir bastante líquido, de preferência água (média de 2 litros/dia)
Realizar adequada higiene bucal (incluindo limpeza da língua), o uso de fio dental e evitando o uso de soluções para bochecho com álcool na composição
Visitar o dentista semestralmente, prevenindo assim problemas dentários e gengivais (ex: tártaro, sangramentos,etc)
Realizar exames de saúde geral (check-up) anualmente
Praticar atividades físicas
Reduzir o estresse
Fonte: Associação Brasileira de Halitose

Pomada para dor muscular pode causar queimaduras, alertam autoridades

Autoridades sanitárias americanas alertaram na última quinta-feira (13) que alguns consumidores reportaram queimaduras médias e graves após o uso de pomadas vendidas nas farmácias para aliviar dores musculares e nas articulações.

Em muitos incidentes, que foram raros ao considerá-los de forma geral, as queimaduras surgiram na primeira aplicação e levaram a complicações sérias o suficiente para causar hospitalização, informou em um comunicado a agência encarregada de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA).

Os produtos que provocaram as lesões foram a pomada Bengay da Johnson & Johnson, Icy Hot da Sanofi, o genérico Capzasin, o Flexall da Ari-Med e Mentholatum, produzido por empresa de mesmo nome.

domingo, 9 de setembro de 2012

Meu livro acabou. E agora?

Houve um tempo em que dependi muito de ônibus e metrô, fosse para o trabalho, fosse para o lazer ou para viagens ao interior. Nestes passivos ir e vir, a única coisa que nos resta, em um primeiro momento, é existir. E este inerte existir é o tipo de coisa me aborrece. Por isso, sempre mantive comigo um livro. 

Ler, para mim, passou, cada vez mais, estar associado a estes ir e vir passivos. O livro nestas ocasiões passou a ser um pré-requisito para sair de casa. Muitas foram as vezes que, já no portão, tive de voltar à casa ao me dar conta de não estar com nenhum livro em mãos. Muitas foram também as ocasiões em que saí de casa com mais de um livro na mochila, após estimar a quantidade de páginas em relação o tempo da viagem. Poucas e irritantes foram as vezes em que me peguei dentro de um ônibus sem um livro em mãos.


Com esta associação, praticamente parei de ler em casa. Como passava muito tempo do meu dia indo e vindo, lia bastante nos meus percursos e o tempo em casa eu dedicava a outras coisas. O hábito mudou. Por outro lado, os períodos em que precisava usar o carro, por exemplo, para trabalhar, praticamente não lia.

Mas o fato é que semana passada saí de cada para trabalhar de ônibus e metrô. Antes de sair, passei os olhos no meu livro e, apesar de estar no fim, tinha páginas suficientes para o ir e vir, sem ter que levar um livro reserva. Bom, entrei no ônibus e após algumas quadras o livro acabou! Simplesmente a história toda acabou! Não que eu tivesse estimado errado a quantidade de páginas, ou que o trânsito estivesse muito lento, menos ainda que eu tivesse lido rápido demais; mas muitas das páginas restantes eram de um indesejado posfácio do tradutor. Sim, o meu livro acabou, os personagens deixaram de existir, toda aquela atmosfera se foi sem eu me preparar [risos]! Eu não tinha mais nada em mãos a não ser aquele posfácio traidor que nem me dei por lê-lo. Estava ainda no caminho de ida para o trabalho e não tinha mais um livro para ler.

Confesso que isso chega a ser até angustiante, mas muito mais cômico. Eu parecia um viciado sem o objeto de desejo ao alcance das mãos, um estranho em um novo mundo de maneiras e atitudes desconhecidas: atrapalhado, confuso e deslocado de mim mesmo. Estava no ônibus e tinha as duas mãos livres. Não era mais preciso me enroscar pelas barras, nem tanto me equilibrar e menos ainda fazer malabares com meus objetos. O meu livro tinha acabado e não havia nada mais que eu pudesse fazer a não ser rir de mim mesmo.

Cidade de Araucária implanta minibibliotecas livres



Primeira Minibiblioteca Livre de Curitiba, criada pelo blog Livros e Afins, já existe há quase um ano e funciona normalmente: as pessoas podem pegar um livro a qualquer momento do dia ou da noite (pois ela fica na rua) e devolver quando quiserem. Ao contrário do que muitos disseram, os livros são devolvidos, ela recebe muitas doações e ninguém a depredou. Ao contrário, a comunidade a adotou e tem muito carinho por ela.

Araucária adota as minibibliotecas

A primeira cidade a adotar oficialmente o modelo foi Araucária, na região metropolitana de Cultura. No ano passado conversei com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araucária que queriam saber sobre as ideias que havia por trás do conceito e, depois de alguns meses, eles implantaram as primeiras três casinhas. Semana que vem serão mais duas casinhas.

Tenho certeza de que a cidade será conhecida nacionalmente e talvez internacionalmente por ter sido a primeira a adotar esse modelo de distribuição e circulação de livros, que aposta na ética e na idoneidade do povo brasileiro.

Gostaria que você também conhecesse a Bibliopote: uma biblioteca que funciona em uma padaria:  você pega um livro e devolve quando quiser sem ter de pedir para ninguém. Ela existe há quatro anos e funciona perfeitamente, também ao contrário de qualquer expectativa negativa.

Outras iniciativas que se inspiraram na Primeira Minibiblioteca de Curitiba


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...